marchetaria geométrica + técnicas de sombreamento

presencial
marcenaria
carga horária: 16h
#marchetaria #sombreamento #mathias_astua

Edição #4

R$769,00
ou em até 3x sem juros
ou R$730,55 (5% de desconto à vista)

local
oficinalab / sp rua dr. ribeiro de almeida, 168 barra funda

turmas
20 e 21.07 / sábado e domingo / 9h00 às 18h00
inscreva-se ▶

Não encontrou a turma que você queria?
Cadastre-se na lista de espera, que entraremos em contato quando uma nova turma estiver disponível.

lista de espera


descrição


Durante o curso, o aluno irá se familiarizar com três técnicas muito usadas na marchetaria: - Sombreamento: o sombreamento das peças na areia quente é usado para dar profundidade ao desenho. Essa técnica simples permite recriar um efeito de tridimensionalidade em um desenho plano. - Recorte das peças com sobra: ao recortar as peças do desenho, o aluno não as recortará diretamente nas dimensões finais, mas deixará uma “sobra” para que as peças possam ser sombreadas e montadas, para em seguida serem dimensionadas na medida certa, possibilitando assim um acabamento melhor e mais uniforme. - Montagem sobre tela estendida: A montagem é dita “sobre a tela” quando as peças que formam o desenho são montadas diretamente numa superfície aderente: a tela. Mathias Astúa, artesão e marceneiro, se formou em ebanisteria na França (2008), trabalhou com restauração de móveis antigos em um dos mais respeitados ateliers de restauração da Bélgica,  Splendeur Du Bois . Em 2011, em Paris, abriu o Atelier Astúa (@atelierastua) onde num primeiro momento desenvolveu projetos de marcenaria fina em parceria com escritórios de arquitetura. A partir de 2013, passou a se dedicar à criação de peças autorais como bancos, mesas e luminárias. Durante sua estadia em Paris, estudou marchetaria com a marcheteira e artista plástica Carol Szwarc, onde pode aperfeiçoar sua técnica com o trabalho de folhas de madeiras, muito presente em seu trabalho. A partir de 2016, passou a ministrar cursos de marcenaria tradicional e marchetaria no Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.

programa


- Análise do desenho a ser reproduzido e apresentação das ferramentas. - Corte das peças com sobra - Sombreamento das peças - Recorte das peças nas medidas finais. - Montagem final. - Colagem da marchetaria. - Limpeza da marchetaria e acabamento.


carga horária: 16h

público alvo: qualquer entusiasta interessado em aprender técnicas manuais

pré-requisitos:
Para a participação no curso não há necessidade de nenhum conhecimento prévio. Para maiores de 18 anos. Menores de 18 anos apenas mediante autorização.

outras edições


Nenhuma edição encontrada.